Apesar dessa aqui ser Parte 04 , a parte 01 é a anterior a essa . Eu atualizei !!!
https://quase1otaku.blogspot.com/2021/02/rpg-maker-fes-3ds.html
Vamos na 01 da Base Basic / Básica da Categoria Fantasy / Fantasia , nela tem :
1 Loja de Armas e Armaduras de 2 andares
1 Loja de Poções
1 Taverna
1 Casa pequena
1 Casa grande
1 Lago
1 Choperia grande
1 Casa média
1 Casa pequena
1 Igreja
1 Fonte
1 Placa
1 Poço
Escolha um nome uma música que irá tocar
Após isso , vamos voltar apertando B até o Create Menu e ir na opção Database !!!
Vamos estar na aba Opening / Abertura
Clique em Title ( Título ) , em Title name coloque o nome do jogo .
Letter color = Cor da Letra do Título
Label = Imagem de Fundo do nome
Sub-title name = Caso o seu jogo seja uma expensão , coloque aqui
Exemplo : Você criou um jogo chamado A Lenda do Guerreiro .
Ai as pessoas acharam muito difícil , você vai e cria o mesmo jogo com o nome
A Lenda do Guerreiro - Versão Fácil
Esse segundo nome é o subtítulo
Letter color = Cor da Letra do Subtítulo
Label = Imagem de Fundo do Subtítulo
Background = É o papel de parede da tela inicial do jogo
( Pode mudar pra várias Categorias , caso você tenha DLC )
Formatting = Decorações em volta do Papel de Parede
BGM = Música que vai tocar na tela Inicial
Se quiser ver como ficou , clique em Preview / Prever
Apertando R , vamos para Staff roll / Pessoas que trabalharam
Creator name = Nome do Criador do jogo
Abaixo tem : In-charge - Name
Aqui você pode colocar nomes de pessoas que te ajudaram e o que ela faz
Exemplo : Meu primo fez alguns mapas .Ai tu coloca :Mapas - Primo
ou você coloca você mesmo ou nada
Aperte B pra voltar e vá até a opção Save / Salvar , salve em qualquer um dos 16 espaços
Title name : Nome do Jogo
Product name = Nome do Criador do Jogo
Create Time = Tempo que passou criando
Used memory = Quanto de espaço usou
Agora vamos na opção Map Settings > NoData > Interior > Select sample
Aqui iremos escolher o interior de nossa casa , no meu caso iremos começar nela
Escolha a 01 da Base Triangle-roof house / Casca com Telhado Triangular , nela tem :
1 Fogão
1 Torneira
1 Armário com 3 gavetas e 1 Flor e 1 Livro encima
1 Cama Rosa
2 Janelas
1 Mesa com 2 lugares
2 Barris
1 Entrada / Saída
Coloque um nome e uma música
Aperte X e irá o Menu de Blocos com 3 abas :
A primeira é o chão , temos 11 páginas e tem como alterar a Categoria apertando X
Apertando R vamos pra 2° aba , aqui são coisas que ficam fora ou dentro de casa , temos 14 páginas
e também tem como alterar mudando a Categoria
OBS : No meu caso , como sou homem , irei mudar a cama , pra isso irei até a 14° página e
selecionarei a cama lá no final
Pra selecionar o objeto todo : Pressione A e arraste com o direcional até o final
Apertando R vamos pra 3° aba , aqui são mais objetos pequenos e temos 05 páginas.
Também tem como alterar a categoria
OBS : No meu caso , irei por : 1 cesta de morangos , 1 baú e 1 relógio grande , ambos da 1° página
e irei remover as flores
Pra remover um objeto , basta ir na 3° opção que é uma borracha e apagar
Explicando os botões inferiores no Mapa , chamado de Ferramentas de Mapeamento ,
aperte R ou L pra mudar :
Direcional = Move o cursor
Lápis Vermelho = Coloca os itens que você quer
Caixa Pontilhada com fundo rosa = Serve selecionar uma área e preencher com o item que você quer
Exemplo : Selecionei o chão verde , dai clico na Caixa e seleciono toda área que quero pintar
Borracha = Apaga os itens que você colocou , em ordem do maior
OBS : Caso você mude o chão de uma casa pra verde e apagar , irá aparecer um chão de terra ,
isso acontece porque a casa foi construída encima dele , pra corrigir basta voltar na
Seta Girando em um Círculo ou procurar no editor .
IMPORTANTE : No caso de chão de Casa , está na página 9 na categoria Fantasy
Casa = Serve pra mover áreas selecionadas pra outro lugar
Ex : Quero mover a cama de lugar , uso esse botão
Duas Casas = Aqui copia o que está selecionado e também cola
Seta Girando em um Círculo = Desfaz a última ação , não é possível repetir desfazer
Ex : Sem querer acabei colocando 2 itens , se eu clicar nessa Seta , irá desfazer apenas o último
Botão de Exclamação Laranja = Mostra ou oculta os blocos de eventos. Se apertar denovo irá deletar
Controles :
Analógico = Nada
Direcional = Anda pelo mapa
Select = Serve pra confirmar as mudanças e sobrepor no que está salvo
Home = Volta pro menu do 3Ds
Start = Mesma coisa do Select
X = Abre o menu de blocos
Y = Abre o menu de construções feitas ou pré-construídas
A = Botão de Ação
B = Botão de Cancelar ou voltar pro menu
L ou R = Anda pelas Ferramentas de Mapeamento
Pois bem , agora irei colocar meu personagem pra começar na cama
Aperte B e vamos em Edit Event
Aperte A sobre a cama e clique em Intial position , isso irá fazer com que o personagem comece ali ,
tem como escolhe até a direção pra qual ele vai estar olhando
OBS : Pode parecer meio bugado , mas o personagem vai ficar atrás da cama , não consegui por ele deitado
Agora iremos colocar algo no baú !!! Antes de TUDO , vamos criar uma espada
Vá em Database > Weapons
Terá 64 espaços pra armas , clique no 1 , vai aparecer 2 opções :
Create new = isso é pra criar uma arma do zero
Sample = É uma amostra já pronta
Clique em Sample > Knife e depois B pra voltar
Agora vamos criar uma Profissão pro nosso Aventureiro , pois não adianta nada ganhar algo
e não poder equipar . Sim , aqui no RPG Maker Fes tem esse sistema
Vá em Database > Profession
Teremos 16 espaços pra Profissões
Clique em Sample > Swordsman e depois B pra voltar
Agora vamos por a profissão no nosso Aventureiro
Database > Character
Settings / Configurações
Name = Nome do personagem
Nickname = Como ele é conhecido
Profession = Profissão dele
OBS : A Profissão afeta os atributos
Graphic = Escolha o rosto e o ícone
Character description = Descrição do personagem , onde ele nasceu , sonhos , etc
Apertando R temos :
Grow speed = Velocidade de Crescimento , isso afeta a quantidade de experiência necessária
pra upar . Tem Slow ( lenta ) , Normal e Fast ( Rápida )
Intial Level = Level inicial
Equipment : Equipamentos , tem 4 espaços : Arma , Armadura e 2 pra Acessórios
Ao lado direito temos ;
Attack = Ataque dele : Profissão + Itens equipados
Phy Def = Defesa Física = Idem Ataque
OBS : Idem Ataque = Mesma coisa que o Ataque , ou seja Defesa Física vai ser afetada por
Profissão e Itens equipados
Mag Def = Defesa Mágica = Idem Ataque
HP = Vida do Personagem , idem ataque também
MP = Mana do personagem , idem ataque também
STR = Força , idem ataque também
DEF = Defesa , idem ataque também
MAG = Magia , idem ataque também
INT = Inteligência , idem ataque também
SPD = Velocidade , idem ataque também
No nosso caso teremos que por Swordsman como Profissão e se quiser coloquem em
Rápido na Taxa de Crescimento e vamos voltar no mapa que estamos
Clique encima de baú e vá em Create event
Do lado esquerdo terá o número 1 , isso quer dizer que estamos na 1° página
Do lado direito , terá :
Event name = Nome do Evento , pode por qualquer coisa
Graphic = Gráfico do Evento
No meu caso o baú está 4° aba ( Casa 2 ) , 3° aba da categoria Fantasy
Event contect = Aqui vai ter todas as mecânicas envolvendo o evento
Clique nele , vamos no 1° botão da direita e em Play SFX , o que estamos fazendo aqui é
colocar um som de baú ao abrir o baú .
Vai ter 2 opções : SFX e Pitch
SFX / Special Effects = Efeitos especiais .
Pitch = Tom
O Tom do efeito é pra diferenciar o mesmo som só que com notas diferentes
Ex : Um prato quebrando não é a mesma coisa que uma janela quebrando
Como eu quero baú , escolha Switch 1 e deixe o Tom como 100% mesmo
Agora iremos adicionar o item no baú :
Clique na 5° caixa do lado esquerdo Status Control > Incr / Decr. weapon
Weapon change = O item que vai ter adicionado ao personagem
Number change = Quantidade do item
Change contents : Increase ou Decrease > Aumentar ou diminuir
No nosso caso como quereremos adicionar 1 espada , vai ficar assim :
Weapon change = Knife
Number change = 1
Change contents : Increase
Agora vamos ativar o evento pra ele dar a arma quando o personagem investigar , ou seja tocar no objeto e apertar o botão A
Volte na página 1 e continuando :
Move : É pra eventos que se movem , tem várias opções :
-Don't Move = Não vai se mexer
-Random = Vai andar aleatoriamente pra qualquer lado
-Horizontal back & forth = Vai andar pra frente ( Direita ) e pra trás ( esquerda ) e irá
continuar colidindo com objetos
-Vertical back & forth = Mesma coisa do Horizontal , só que pra cima e pra baixo
Approach = Vai se movimentar em busca do personagem principal
-Run away = Vai fugir
Speed = É a velocidade com que se move , temos 5 opções :
Fast ( Rápido ) , Somewhat fast ( Um pouco rápido ) , Normal , Somewhat slow ( Um pouco devagar ) e Slow ( Lento )
Start = É como o evento vai começar , seja por ( temos 5 tipos ) :
When character touches = Quando o personagem tocar , não é o evento encostar
When touched by event = Quando é tocado pelo evento
Investigate = Investigar é quando o personagem aperta A perto do objeto
Use item = Quando alguém usa item em volta
Auto-execute = Ele vai auto-executar .
Lembrando que deve se usar uma Alavanca pra parar , senão ele vai ficar gerando
No lado direito temos :
Display / Exbição :
Pass judgment = Se deixar marcado as pessoas não vão conseguir atravessar ele
Transparent = Se deixar marcado , vai ficar como se tivesse quase invisível
Walk in place = Se deixar marcado , o evento irá reproduzir animações
Fixed direction = Se deixar marcado , o evento não vai mudar de direção , mesmo se tiver um evento
No nosso caso vamos colocar :
Move = Don't move
Speed : Somewhat slow
Start = Investigate
Pass judgment
Walk in place
Feito isso se for testar o personagem vai consegui pegar o item infinitas vezes e a imagem do baú continuará fechada , iremos resolver isso
Volte pro evento , clique no número 1 no lado esquerdo e Add page , coloque o gráfico do baú aberto e lá embaixo , em Page Conditions / Condições de Página terá várias condições , são elas :
Switch is on = Chave X ligada , se 1 das 500 chaves estiver ligada , essa página de evento irá ocorrer
Hero is present = Se o Herói especificado estiver no grupo , a página do evento irá ocorrer
Hero is not present = Contrário do Hero is present
Por exemplo : Quero que você só consiga abrir o baú se estiver com o chaveiro no grupo , dai coloca essas 2 condições , uma em cada página
Holding item = Se você estiver segurando o item
Not holding item = Contrário do Holding item
Por exemplo : Quero que você só consiga abrir o baú se estiver com uma chave no inventário , dai coloca essas 2 condições , uma em cada página
Gold > designated = Quando o ouro do personagem principal foir maior ou igual que o número especificado
OBS : Lembrando que aqui é MAIOR ou IGUAL
Gold < designated = Mesma coisa do anterior , só que invertido
Level > designated = Mesma coisa do Gold > designated , só que aqui é o level do personagem específico
Level < designated = Mesma coisa do Level > designated , só que o contrário
Timer > designated = Se o Temporizador / Tempo for maior ou igual ao especificado
Timer < designated = Se o tempo for menor , idem o anterior
Timer = designated = Se o tempo for aquele , idem o anterior
Variable > designated = Se a Variável four mais ou igual ao especificado
Variable < designated = Se for menor
Variable = designated = Se for igual
No nosso caso iremos por : Holding item e escolher Knife ,em Star coloque Auto execute , feito isso ta pronto
PORÉM , temos 1 problema !!! Se o personagem vender o item , ele vai ter como pegar o item denovo .
Pra resolver isso , vamos : 1- Copiar o evento ( se quiser só edite ) e ir na página 1 e adicionar um Switch / Chave
Clique no Quadradinho que fica no lado direito na 2° coluna e escolha Switch on/off
Setting contents : On ou Off = Defina se a chave vai estar ligada ou desligada
Switch : One ou Multiple = Aqui é se você vai ativar 1 Chave ou 2 de uma vez só .
Por exemplo : Quero por um evento que irá verificar se o tempo do jogo é de dia ou de noite de acordo com as horas . Ai você coloca Switch Multiple e liga o tempo de Dia e de Noite , só que o nome vai ser Tempo
Switch name = Nome da Chave
No nosso caso será : Ligado , 1 e um nome qualquer.
Agora vamos na Página 2 > Page contidition > Escolher o Switch que criamos e excluir a primeira condição
Feito isso ta resolvido , mas pra testar mais afundo , iremos criar uma loja
O mapa 09 da Base Traingle-roof house da categoria Fantasy deve servir
Aqui temos um problema , se você deixar 1 quadrado de espaço entre o cliente e o vendedor , ele não irá funcionar , então vamos dar um jeito
Apertando A aperece 3 opções :
Create event = Aqui é pra você mesmo criar evento
Easy create = Criar um evento pré pronto
Initial position = Isso é se você quiser que comece ali o jogo
Explicando os eventos pré pronto :
Move Location = Se move pra o local que você indicar
Treasure chest = É o famoso baú que criamos no tuturial , pode conter item ou moeda
Shop = Vai criar um vendedor(a) , ai você coloca os itens que estão na dabatase
Connect map = Isso aqui é pra evitar que você crie algo pra entrar e sair
Exemplo : A porta de uma casa
Stairway = Escadas , mesma coisa do Connect Map , só que com imagem de escada
Inn = Permite que você cure os membros do grupo
OBS : Se você quiser reviver ai terá que editar o evento
Save point = Abre o menu Salvar
OBS : Se você quiser que o jogador só salve o jogo nesses pontos , deve fazer :
Criar um evento onde o personagem nasce , escolher o 3° quadrado da direita , ir na 1° opção ( Save settings ) e deixar marcado Save forbidden , feito isso ele não terá como salvar em lugar algum
Door : Porta , é o Connect map sendo que com a imagem de uma porta , só que aqui conecta uma variável .
OBS : Colocar em vilar ou locais que tenham altura de 2 blocos !!!
Church = Igreja , vai criar um npc que tem a função de reviver e curtar toda vida
Vai pedir uma graninha , mas caso queira , coloque 0
No nosso caso vamos em : Easy create > Shop , adicione a Knife ( Faca ) nas opções , em seguida coloque o vendedor encima do balcão , feito isso aperta A sobre o evento e Copie ( Copy ) ele pra trás , ai depois você entra nesse evento copiado , exclui tudo que tem em Event Content , volte no da frente e remova o Gráfico para um sem sombra.
Antes vamos conectar conectar locais !!!
Volte naquela vila que criamos , vá na 1° loja da esquerda e conecte ( Connect map ) com a loja , conecte também a 2° casa da direita a nossa casa , não esqueça de mudar
Aperte B até chegar no Create Menu e vá para Database > Defensive items , adicione alguns itens a loja escolhendo a opção Sample
Aperte B e dentro de Database vamos em Items , adicione alguns itens a loja escolhendo a opção Sample
Volte na loja , faça o mesmo esquema do vendedor , só que adicione uma vendedor e coloque os itens defensivos
Agora vamos criar uma loje de itens normais
Uma opção boa seria a da base Wooden house ( Casa de Madeira ) da Categoria Fantasy 15/15 , escolha um nome e uma música , adicione a vendedora , coloque as poções ( recomendo as mais baratas , só as ervas ) e não esqueça de conectar essa loja com a Vila
Lembram do evento do baú ??? Vamos testar
Se deixar no jogo o jogador poderá se aproveitar desse bug pra enriquecer !!!
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